Soluções
A transformação começa por você, ninguém pode mudar a sua vida por você! Saiba que você tem escolhas!

Inteligência emocional e racional
Porque você deve desenvolver inteligência emocional? Não serão apenas títulos acadêmicos e diplomas que irão determinarão a sua prosperidade financeira. Em geral será o seu desenvolvimento pessoal e do seu QI Quociente de inteligência e o QE, Quociente Emocional em conjunto que irão determinar se vai atingir suas metas, é esse fator que fará diferença em sua vida. Nesse caminho é preciso a inteligência emocional, as pessoas em geral desistem por inúmeros motivos, por que então é importante você se conhecer? Ao se conhecer nesse processo conhecerá seus pontos fortes e os outros nos quais precisa desenvolver, isso é um fato, quando você realmente se conhece se descobri e desperta para seus potenciais irá avançar para uma outra fase na vida, pois voltar a ser como era não é mais uma opção.
Como Albert Einstein disse: Uma mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”.
É assim com a sua evolução pessoal, não ficar olhando para trás, em geral você não vai encontrar aquilo que busca em seu passado, se não era como queria, não é lá que irá encontrar, e sim no presente, e no que pode estar fazendo para mudar, para alcançar seus objetivos utilizando das habilidades que descobriu e que está para desenvolver. Seu “antigo EU aquela época já passou, olhe para você a 10 anos atrás e perceba se é a mesma pessoa! Se for; está com um problema sério de evolução e desenvolvimento pessoal. Devemos buscar sempre estarmos em evolução, sermos melhores do que fomos. Se você passou a se conhecer e agora está desenvolvendo o sua QE (inteligência emocional) certamente está encontrando fatores emocionais que não lhe servem mais. Pessoas que não possuem o QE baixo, em geral, não lidam bem com suas emoções, deixando-se dominar por elas.
Razão X Emoção – Inteligência Emocional
Nosso lado esquerdo tende a ser voltado para criatividade já o hemisfério direito é voltado para o lado Racional, com isso, tem pessoas muito racionais e outras muito mais emocionais. O desequilíbrio limita em geral as atividades e decisões das pessoas. As descompensações dos lados influenciam muito na vida tanto profissional quanto pessoal. Por isso muitas das vezes as pessoas sentem-se frustradas em relação as diversas questões por não conseguirem articular esses dois lados emocional e racional. Por isso de um autoconhecimento pessoal através de um processo, isso não acontece de uma hora para outra, passa por um processo e por isso dá importância de uma terapia com um psicólogo pois é nesse processo do auto se conhecer que haverá a mudança. Esse processo preciso alertar dói, porque dói? Porque faz com que você se defronte consigo mesmo e ao se defrontar irá gerar mudança. A mudança parte primeiro por dentro acontecer a mudança externa, é preciso se desenvolver. Daí comentar alguns exemplos sobre os benefícios de conseguir conciliar essas duas estancias emocionais e racionais. Postura, ação, mostrar quem quer ser por dentro fez com que a mudança externa acontece certamente.

Vai se queixar ou encontrar soluções?
É preciso a definição de metas, é imprescindível para saber onde estou e para onde quero ir. Se não definir isso o que acontece? Irá para qualquer lado que te levarem e ao invés de você mesmo ir atrás dos seus objetivos, você passa então a seguir o que foi definido pelos outros. Mas mediante a isso, irão surgir os desafios para alcançar essas metas, você pode até ter elaborado todo um plano sobre como realizar mas, desafios a serem superados certamente surgirão. Será necessário então você ter postura de ação perante esses obstáculos. E o que tem relação com o tema anterior? É da forma como irá lidar, seu nível de inteligência emocional e capacidade de racional, é que irá determinar o sucesso ou o fracasso como se é percebido em muitos casos.
Com isso, essa perseverança associado com sua postura é que fará a diferença entre quem consegui e quem não consegui. E por você acreditar que é impossível e não enxergar possibilidades em como alcançar e ficar na zona de conforto, desistem. Como surgem essas desculpas? Esperando que algo externo transforme e não internamente, é a NÃO RESPONSABILIZAÇÃO por suas decisões, um perfil mais infantilizado, isso mesmo quando crianças nos sentíamos frustrados por não conseguir algo e se chorava ou esperneava, as vezes dava certo as vezes não e até apanhava por isso. Com a vida adulta não é assim, o mundo cobra de você, atitudes de crianças não vencem seus obstáculos na vida adulta e por não mudar essa responsabilidade a vida bate como era na infância.


Quanto mais se conhecer melhor
Quem é consciente de si mesmo, possui seu autoconhecimento, se responsabiliza pelas suas escolhas tem um grande poder, pois assume as decisões. Como disse antes, é o comportamento que faz a diferença. Inúmeras escolhas existem é você quem não está percebendo ou encontrando. Suas escolhas estão te aproximando mais ou menos de quem quer ser? Estão aproximando mais ou menos dos seus objetivos? (Exemplo de um casal e da vida deles e da rotina). Você é o resultado de suas escolhas, tudo que está ao meu redor tem alguma relação minha nos eventos, as escolhas são isso! Assuma a responsabilidade, as pessoas adoram ouvir o lamento do outro para saber o quanto merda é sua vida e a dela é melhor que a sua, e as vezes tem quem disputa qual vida é mais merda QUE A OUTRA. Busca um bom casamento? O que podemos fazer em nos acertarmos para que seja bom? Essa pessoa está na mesma que a minha? Fale sobre os pilares de uma relação. Qual a sua reação perante ao que fizeram com você, ou acontecem com você?